sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Igreja Artificial

Uma das maiores habilidades humanas é a capacidade de adaptar o ambiente ao seu gosto, necessidade ou prazer. De uma árvore se faz casas, postes, canoas, entre tantas outras coisas. Uma casa, uma canoa ou um poste não é uma árvore. Nem mesmo uma árvore artesanal é uma árvore. Nem ao menos são naturais, feitas pelo artifício humano, são artificiais. Todo artifício ou tecnologia humana é feito a partir de algo natural, qualquer coisa feita de plástico, metal, madeira, ou mesmo virtual, é realizado a partir do natural, mas perde sua natureza pelo artifício humano.
A igreja é criação Divina, é o corpo de Cristo gerado a partir do Espírito Santo. Tem uma diversidade de membros espirituais e apenas uma cabeça, Jesus. Esta cabeça comunica-se diretamente com cada membro, o que é natural, ainda que espiritualmente falando. É Ele que a constrói e a edifica, é Ele que a faz crescer, Ele a nutre, dá amor, sara as feridas. Seu crescimento é espiritualmente natural. Cristo não usa adubos nem enxertos, nem técnicas humanas para fazer crescer sua igreja.
Todos os planos, projetos e sonhos referentes à igreja provêm da parte de Cristo, também lhe cabe, e ao Espírito, as realizações. Cabe apenas a nós, seus membros, a obedecer, seguir, ir, testemunhar. Tudo o que nós fazemos para edificar, construir ou fazer crescer a igreja é antinatural, é humano e artificial. Não vem de Deus, mas do homem. O homem é o cabeça e o principal nome na “igreja” moderna. Se cai o seu “pastor” a igreja costuma enfraquecer e cair. Se o seu líder é capaz, eloquente, bem preparado, o ministério cresce e com ele a igreja. Isso não é natural, é artificial. Não é obra de Deus mas, do homem.

Precisamos devolver a igreja à Jesus.

Um comentário:

  1. É verdade! Precisamos devolver a igreja ao Senhor Jesus. Lamentável que a igreja tenha deixado Jesus de lado. Jesus é o sentido da vida.

    ResponderExcluir